sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Homenagem Póstuma a Amandio Soares


No próximo dia 8 de outubro'15 (quinta-feira), pelas 18h, no salão nobre dos Paços do Concelho, a Assembleia Municipal leva a cabo a homenagem póstuma ao escritor cambrense Amandio Soares, com a entrega de livros da sua autoria ao Município de Vale de Cambra.

“O Rio Maravilhoso” e o “Canto da Saudade”, escritos por este ilustre cambrense, passam assim, a fazer parte do espólio municipal. A sessão solene de entrega contará com a presença de Dom João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto e será pontuada com apontamentos musicais pela Casa do Professor/Universidade Sénior e Fado, a canção da saudade, por Maria da Glória.

Amandio Coutinho Corrêa Soares nasceu no lugar de Quintã, freguesia de São Pedro de Castelões em 1884. Aos 9 anos de idade, foi com os pais para o Brasil. No Rio de Janeiro, foi chefe da Estação da Estrada de Ferro do Corcovado, sendo, ali, responsável por toda a logística de transporte das peças para a construção do Cristo Redentor, iniciada em 1926. Durante a sua vida tornou-se um poeta renomado no Brasil, tendo escrito dois livros, com várias edições e esgotados, que foram muito importantes para o Rio de Janeiro: o “Canto da Saudade”, que chegou à 6ª edição em 1932; e o “Rio Maravilhoso”, com a 3ª edição em 1936. Estes livros também fazem parte do acervo da Biblioteca do Vaticano, oferecidos pessoalmente por Amandio Soares ao Cardeal Eugénio Pacelli (Papa Pio XII), quando este visitou o Corcovado em 1934. Amandio Soares morreu em 29 de junho de 1950.

Programa:

Abertura: Atuação Musical pela Casa do Professor

Intervenção: Presidente da Assembleia Municipal, Rui Leite

Intervenção: Adolfo Coutinho

Intervenção: Ney Deluiz, neto de Amandio Soares

Entrega dos Livros: “O Rio Maravilhoso” e “Canto da Saudade” de Amandio Soares

Intervenção: Dom João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto

Intervenção: Presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro

Encerramento: Apontamento Musical, Fado, por Maria da Glória

Sem comentários:

Enviar um comentário