terça-feira, 29 de setembro de 2015

Joana Soares: Mais um "Orgulho Cambrense"!


"... Na verdade, mais importante que a final é o caminho que fazemos até ela. No momento é apenas noção, conforto e prazer e o prémio é um reconhecimento e mais um degrau que subimos na longa caminhada da vida".
Joana Soares

Joana Filipa Fernandes Soares está no segundo ano de Licenciatura em Música –
Performance, na Universidade de Aveiro sob orientação do professor Jean-Michel Garetti e foi, recentemente, congratulada com o 2.º Prémio na Categoria Oboé - Médio na 29ª edição dos prestigiados Prémios Jovens Músicos, organizado pela RTP. Continue a ler e saiba mais sobre o percurso da Joana e porque temos tanto orgulho!
Joana Filipa Fernandes Soares, nasceu a 20 de Janeiro de 1997, em Oliveira de Azeméis e reside atualmente em Mourio, São Pedro de Castelões, concelho de Vale de Cambra.
Teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, começando por
tocar requinta. A sua facilidade auditiva musical fez com que aos 6 anos entrasse para a Banda de Vale de Cambra, embora ainda com pouco estudo em teoria musical.
Em 2004, ingressou na Banda de Vale de Cambra o maestro Gil Magalhães que mais tarde a indicou a tocar oboé. Inscreveu-se então no Conservatório de Música da Jobra
em Setembro de 2006, onde iniciou os seus estudos em oboé, formação musical e classe conjunto.
Em 2009 adquiriu dois 1.ºs prémios, sendo o primeiro no Concurso de Escalas do Conservatório da Jobra e o segundo, no Concurso de Sopros “Terras de La-Salette”, classe infantil-oboé.
Concluiu o 5.º Grau no Conservatório de Música da Jobra, em oboé com o professor Jonathan Costa e em Formação Musical e Classe de Conjunto (Orquestra) com o professor Carlos Marques. Em 2012 foi admitida na qualidade de segundo oboé efectivo na Orquestra Sub-21 no âmbito de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
Em 2013, realizou um Curso de Aperfeiçoamento Artístico em Oboé – Técnicas de
Improvisação – orientado por Jean-Luc Fillon.
Em contexto de Orquestra já trabalhou com Gil Magalhães, Carlos Marques, Alberto Roque, Alex Shillings, André Granjo, Paulo Almeida, Avelino Ramos, José Pedro Figueiredo, Vitor Matos, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho e Ernst Schelle. No contexto do oboé já trabalhou com Jonathan Costa, Robert Silla, Jean-Michel Garetti, Pedro Ribeiro, Samuel Bastos, Ricardo Lopes, Ana Madalena Silva, Jean-Luc Fillon, David Walter, J. M. Poupelin e Louise Pellerin.
Lecionou a disciplina de Formação Musical na Escola Bicas Senhora da Hora – Associação Cultural (Matosinhos, Porto) no ano letivo de 2012/2013. Lecionou as disciplinas de Formação Musical e Iniciação Musical na Escola de Música-António Pinho de 2011 a 2015, e leciona a disciplina de Oboé na Escola de Música-Manuel Joaquim de Almeida desde 2012. No ano anterior, 2014, foi laureada com o primeiro prémio na Categoria Júnior, no Concurso Internacional de Instrumentista de Sopro “Terras de La-Salette” e concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão, no Conservatório de Música da Jobra, com a classificação final de 18 valores.
Integrou a temporada 2013/2014 da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), dirigida
por Pedro Carneiro, onde já teve a oportunidade de trabalhar com Lisa Nelsen e Bob Porter (professores da Guildhall School of Music and Drama) e também a oportunidade de participar no festival Kultur Sommer Nordhessen, realizado no Kongress Palais Stadthalle, Festsaal, em Kassel, Alemanha.
Faz parte da “ Sociedade Artística – Banda de Música de Vale de Cambra” e da “Flor da Mocidade Junqueirense”.
No final do ano letivo 2013/2014 foi presenteada com uma bolsa de estudo pela
OboeSales juntamente com o professor David Walter (Professor de oboé do CNSMDP)
que consistiu em ter aulas mensais no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris, no ano letivo de 2014/2015 e que terá continuação no ano letivo que se inicia. Encontra-se, recentemente, no segundo ano de Licenciatura em Música – Performance, na Universidade de Aveiro sob orientação do professor Jean-Michel Garetti.

"A música é um outro mundo em que eu tive a sorte de entrar desde pequena e, por mais facilidades e talento que possamos ter, exige muita dedicação, muito empenho, muito trabalho e muitas horas de estudo. 
Os concursos são objetivos e metas que vamos estipulando no nosso percurso e sermos laureados dá-nos sensações únicas, pois é sempre bom quando preparamos algo e obtemos resultados positivos. 
Por isso, quando me perguntam o que significou este prémio eu respondo que, sem dúvidas, significou muito, como todos os outros, pois aprendi desde nova a dar tudo de mim no mínimo que faço. 
A importância do prémio é sobreposta pelo momento da performance. Sentirmos que conseguimos cativar cada pessoa que nos ouve e que fizemos alguma diferença é sim, o mais importante.  Eu tenho a certeza que o fiz e isso deixa-me bastante feliz e motivada para continuar a trabalhar e a lutar pelos pequenos grandes sonhos que tenho em mim.  Na verdade, mais importante que a final é o caminho que fazemos até ela, no momento é apenas noção, conforto e prazer e o prémio é um reconhecimento e mais um degrau que subimos na longa caminhada da vida".
Joana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário